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Características Principais

  • O TikTok é uma plataforma de vídeo social de tamanho reduzido que permite aos usuários criar, compartilhar e editar vídeos com ferramentas internas que facilitam a adição de músicas ou efeitos especiais;
  • Quase metade dos usuários tem entre 16 e 24 anos;
  • As marcas que obtêm sucesso na plataforma são autênticas no conteúdo que estão criando;
  • O TikTok possui 5 blocos de anúncios com gastos mínimos grandes; no entanto, a plataforma de autoatendimento está na versão Beta.

Essas são as principais características qdo Tiktok: os profissionais do marketing precisam saber.

O que é o TikTok?

É uma plataforma de vídeo social de tamanho reduzido, que permite aos usuários criar, compartilhar e editar vídeos com ferramentas integradas, e isso, facilita a adição de músicas, a implementação de efeitos especiais e a adesão às últimas tendências.

Sua origem aqui no Ocidente nos leva até o aplicativo Musical.ly de 2014, adquirido pela empresa de mídia, com sede em Pequim, ByteDance, que lançou o aplicativo original na China em 2016.

Desde sua aquisição, o TikTok explodiu em popularidade, com mais de 1,5 bilhão de instalações de aplicativos, e mais de 500 milhões de usuários mensais. E isso o colocou à frente de outras redes sociais como Twitter, Snapchat e Pinterest.

Quem está usando o TikTok?

Em suma: adolescentes. Quase 50% da base de usuários tem entre 16 e 24 anos, o que leva a crer que se parece uma plataforma voltada para crianças.

No entanto, como o TikTok continua a crescer em popularidade, um número crescente de adultos nos Estados Unidos começou a adotar a plataforma.

Existem 60 milhões de usuários ativos mensais nos EUA e, portanto, cerca de 29 milhões desses usuários estão na faixa etária de 16 a 24 anos.

Pesquisamos e descobrimos que existem aproximadamente 38 milhões de crianças entre 16 e 24 anos nos EUA, e isso significa que 76% de todas as crianças nessa faixa etária nos EUA podem ser encontradas na plataforma.

Embora o TikTok permaneça uma plataforma voltada para o público mais jovem, existe uma oportunidade crescente de alcançar também adultos.

Também analisamos o tempo gasto no aplicativo e verificamos que os usuários do TikTok estão abrindo o aplicativo 8x por dia, e gastando cerca de 52 minutos / dia.

Esse tempo gasto é equivalente ao tempo usado no Facebook e Instagram, e superior ao tempo gasto no Twitter e Snapchat.

Quem não está atualmente no aplicativo, são as marcas ! Em maio de 2019, a eMarketer descobriu que apenas 4% dos profissionais de marketing de mídia social dos EUA estão envolvidos com a plataforma.

Parte disso se deve à natureza complicada de criar conteúdo em uma plataforma voltada para conteúdo mais pessoal e menos produzido.

Ma a empresa introduziu novas ferramentas para facilitar o contato das marcas com potenciais influenciadores e criar desafios para envolver-se com os fãs das marcas.

O que abre uma grande oportunidade para as marcas inovarem na plataforma este ano.

Observações da marca

Termos de serviço

Um importante cuidado com as marcas vem dos Termos de Serviço do TikTok.

Uma coisa que nos chamou a atenção é que o aplicativo tem direitos ilimitados para reutilizar e redirecionar seu conteúdo (livre de royalties, totalmente transferível, em qualquer plataforma que eles desejem).

A pessoa ou marca mantém os direitos autorais, mas ele pode redefinir o conteúdo da maneira que desejar.

O TikTok também tem sido relacionado a possíveis ameaças à segurança cibernética e, por causa disso, agentes da TSA e militares não têm permissão para usar a plataforma.

Que tipo de conteúdo funciona e não funciona no TikTok?

O que funciona

Seja casual – Não importa o tipo de conteúdo que você deseja criar no TikTok, você deve evitar dar uma aparência muito polida. Mantenha as câmeras de alta qualidade na sua bolsa e os efeitos o mais nativos possível do aplicativo.

Seja real – é a antítese das versões lustrosas e pesadas de Instagram de nós mesmos. A autenticidade é importante aqui, então deixe seu cabelo solto!

Histórias sobre notícias – Os usuários do TikTok estão lá para serem entretidos, não falados ou comercializados. Em vez de focar nas informações e atualizações do produto, pense em como você pode continuar contando a história da sua marca, as pessoas que a tornam possível e como seus produtos desempenham um papel fundamental nesse estilo de vida.

O que não funciona

Conteúdo de vídeo tradicional – Se foi destinado à TV, às suas páginas do YouTube ou do Facebook, provavelmente não funcionará no TikTok.

Bandwagoning – Você deve estar ciente de quais tendências funcionam bem com sua marca e quais evitar. Entre o público adolescente do TikTok, as marcas que invadiram a plataforma já são vistas como uma jogada errada.

Vídeo formatado incorretamente – verifique se o conteúdo segue o formato vertical 9:16 no TikTok! Independentemente de você filmar seu conteúdo no próprio aplicativo ou produzi-lo em outro lugar, ele deve estar absolutamente no formato vertical e abaixo do limite de 15 ou 60 segundos.

Recursos exclusivos do TikTok

Sons: o principal recurso do TikTok que você precisa conhecer e entender são os sons e como usá-los. Tocar no botão de sons abrirá uma nova janela que permite que você navegue em trilhas aparentemente infinitas para seus vídeos de favoritos pop, clipes de tendências atuais e sons marcados.

Um dos hábitos mais importantes para aprender enquanto se adapta ao TikTok é marcar sons junto com os seguintes criadores. Se você notar um som de tendência que você gosta, adicione-o aos favoritos e depois poderá rolar por todos os vídeos usando esse som posteriormente.

Efeitos: se você viu um efeito especial louco em um vídeo do TikTok, é aqui que você os encontra! Você não apenas pode salvar os que mais gosta nos seus favoritos, mas também pode fazê-lo diretamente de qualquer vídeo do TikTok que use um efeito embutido.

Duetos: o TikTok permite que os criadores não apenas gostem e comentem os vídeos uns dos outros, mas respondem diretamente a eles em seu próprio feed com um TikTok próprio!

Para que essa funcionalidade funcione, você deve habilitar o Duets durante a etapa final da fase de publicação através do botão “Allow Duet and React”.

Acesse esse link, e veja como você pode ganhar dinheiro usando essa, e outras plataformas de vídeo.

Exemplos das melhores marcas do setor na plataforma

Chipotle (tiktok.com/@chipotle): Chipotle é um exemplo fantástico de uma marca que adota as qualidades únicas da plataforma TikTok. Os vídeos deles falam dos aspectos relacionáveis ​​da experiência do cliente Chipotle, com conteúdo que não parece fora do lugar, ou além do que o feed de uma pessoa comum.

Sua abordagem direta à plataforma também permite a integração direta de influenciadores em seu fluxo de conteúdo. Eles também lançaram vários desafios na plataforma, como o desafio #ChipotleLidFlip e #GuacDance no Dia Nacional do Abacate.

Washington Post (tiktok.com/@washingtonpost): Um jornal que remonta a 1877 não é uma marca que você esperaria encontrar no TikTok, mas eles o fizeram funcionar por ser autêntico e estar no topo das tendências.

Uma mistura de momentos nos bastidores e memes estranhos os tornaram os “queridinhos do boom” do aplicativo voltado para jovens.

Eles fazem um ótimo trabalho executando esquetes, acrobacias e humor no local de trabalho para atrair um público mais jovem.

Fenty Beauty (tiktok.com/@fentybeauty): As duas chaves para o sucesso do Fenty no TikTok são autenticidade e inclusão.

A abordagem da marca de cosméticos ao TikTok apresenta muitos vídeos nos bastidores, mostrando pessoas reais utilizando seus produtos sem produzir ou retocar excessivamente os vídeos, além de apresentar um elenco diversificado, incluindo homens que são fãs de seus produtos de beleza.

Em março, Rihanna abriu uma Fenty Beauty House em LA para reunir criadores de conteúdo TikTok e blogueiros de beleza em um só lugar para acessar produtos e ter as ferramentas para criar conteúdo.

Esse esforço foi interrompido com o COVID-19, mas é uma ativação muito legal de uma marca que reúne criadores para criar conteúdo para a plataforma.

Oportunidades de mídia paga

Blocos de anúncios

Atualmente, o TikTok oferece cinco blocos de anúncios nos EUA, incluindo vídeo nativo no feed, aquisições de marca, TopView, desafios de hashtag de marca e efeitos de marca.

TikTok blocos de anúncios

Vídeo nativo no feed: vídeo em tela cheia que aparece no feed, junto com vídeos do usuário. O bloco de anúncios pode direcionar os usuários para uma página de destino ou aplicativo externo ou interno.

Aquisição com marca: Aquisições em tela cheia que aparecem quando um usuário abre o aplicativo. A imagem estática de 3 segundos ou a aquisição de vídeo de 3 a 5 segundos pode levar os usuários a uma página de destino externa ou interna.

TopView : combina o conceito de controle de marca com uma posição de primeira alimentação. Após os primeiros 3 segundos, o vídeo se transforma na postagem no feed.

Desafio de hashtag com marca : incentiva os usuários a criar e compartilhar conteúdo no TikTok usando uma hashtag com marca.

Efeito de marca: lentes animadas acionadas por movimentos faciais e das mãos, ao longo das linhas das lentes do Snapchat.

Custos

Como em qualquer plataforma nova no espaço de anúncio, a publicidade no TikTok é limitada a marcas com maiores orçamentos de marketing.

Os anúncios são comprados por meio de um serviço gerenciado, portanto, as marcas precisam cumprir os gastos mínimos e trabalhar com um representante da TikTok para colocar anúncios.

O TikTok também está testando uma plataforma de autoatendimento com um grupo seleto de anunciantes. À medida que a plataforma é lançada no mercado dos EUA, esperamos ver um aumento na publicidade da marca no espaço e uma redução nos custos.

Recursos de segmentação

Atualmente, os recursos de segmentação da TikTok estão limitados a informações demográficas (idade, sexo, geografia, idioma), categoria de interesse, públicos personalizados e semelhantes e dispositivos.

Esse pode ser um dos motivos pelos quais, em uma pesquisa realizada em março de 2019 pela Digiday, os executivos de mídia dos EUA classificaram o TikTok como tendo os mais baixos recursos de segmentação se compararmos a plataformas digitais como Google, Facebook e Instagram.

Mas como o TikTok é uma plataforma jovem para um público jovem, nós acreditamos que a medida que o aplicativo crescer no mercado americano e adquirir mais capital para aumentar suas ofertas, irá apresentar novos recursos de segmentação.

Ativando influenciadores no TikTok

Como o TikTok foi projetado para vídeos de consumo rápido, ele se tornou um excelente canal para as marcas e influenciadores se associarem. Mas é importante ter em mente que a relação é diferente do Facebook e Instagram.

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