Temos visto um número cada vez maior de empresas convidando ou solicitando aos seus funcionários para trabalhar em casa durante o surto de coronavírus, sempre que possível, incluindo Apple, Google e Microsoft. O Twitter foi ainda mais longe e tornou obrigatório.
É provável que mais empresas sigam o exemplo para ajudar a minimizar a propagação do coronavírus. E para que você esteja preparado, reunimos um conjunto de dicas, pois todos nós trabalhamos em casa, e cada um aprendeu lições valiosas sobre como fazer funcionar bem, além de erros para evitar…
Separe casa e trabalhe o máximo possível
Uma das chaves para trabalhar em casa é separar os dois ambientes o máximo possível. Se você tem o luxo de ter um quarto de extra, criar um home office é, naturalmente, ideal — mas ainda existem passos que você pode tomar, mesmo que você não tenha esse tipo de espaço.
Por exemplo, ter uma mesa em algum lugar, mesmo uma pequena, tende a ser melhor do que trabalhar em sua sala de jantar ou mesa de cozinha. Significa que você não se lembra do trabalho quando se senta para comer à noite. Da mesma forma, trabalhar em seu quarto raramente é uma boa idéia se um quarto para descanso e relaxamento se torna associado ao trabalho.
Uma opção é algo como uma tela japonesa. Quando terminar o trabalho durante o dia, puxe a tela para que sua área de trabalho fique fora de vista.
Separe socialmente, bem como fisicamente
Se sua família está em casa enquanto você trabalha, pode ser tentador para eles pensar que isso significa que você está disponível para conversar ou cuidar de tarefas domésticas. Você precisará criar limites claros, pedindo-lhes para vê-lo como estando longe no escritório durante o seu horário de trabalho.
Popping com uma xícara de café ocasional, bom; agindo como se fosse o fim de semana e você pode tirar um tempo para fazer coisas relacionadas com casa, nem tanto!
Por outro lado, tenha cuidado para que o tempo de trabalho não se arraste para o tempo pessoal. Tente manter o horário comercial: comece na hora, termine na hora.
Aproveito para lhe convidar a ler este artigo sobre formas de ganhar dinheiro trabalhando de casa.
Minimizar a desordem
Como trabalhar em casa durante o surto de coronavírus
Isso pode funcionar para os dois lados. Você não quer se distrair com desordem doméstica enquanto está trabalhando, ou por coisas relacionadas ao trabalho quando você está relaxando à noite.
Recomendamos manter sua área de trabalho arrumada, e especialmente colocar itens de trabalho afastados quando você terminar. Ter um MacBook aberto e papelada à vista pode dificultar a relaxamento e esquecer o trabalho no final do dia.
Vista-se para atender às suas próprias necessidades
Alguns dos que trabalham em casa juram por roupas confortáveis, e dizem que poder trabalhar de moletom e camisetas é uma das melhores coisas sobre isso.
Mas outros acham que precisam se vestir profissionalmente para se colocarem em modo de trabalho. Descubra o que funciona melhor para você, mas pessoalmente acho que uma troca entre trabalho e roupas relaxantes ajuda.
Coloque um pouco de pensamento em móveis
É provável que você fique trabalhando em casa por um longo período de tempo, considere pedir ao seu trabalho para pagar por móveis apropriados. Não cometa o erro que eu fiz quando comecei a trabalhar em casa e sentar em uma cadeira de jantar: eles são projetados para sentar-se durante a duração de uma refeição, não um dia de trabalho.
Pessoalmente, aceitei o conselho de vários amigos e investi em uma cadeira Aeron. Eles não são baratos, mas são confortáveis e legais quando trabalham longas horas. Se sua empresa está pedindo para você trabalhar em casa, ela ainda tem o mesmo dever de cuidado com você como faz no escritório, e os mesmos requisitos de saúde e ergonomia se aplicam. Não é razoável pedir para se proteger contra problemas de costas pagando por uma cadeira de escritório decente.
Você pode querer pensar em outras opções, também, como sentar em uma bola de exercícios para manter seus músculos principais ativos, ou um conversor de mesa de suporte para que você possa ficar por parte do dia.
Não passe o dia todo na sua mesa.
Uma desvantagem de trabalhar em casa é que você não tem os exercícios diários e as pausas naturais que faz ao trabalhar em um escritório. Não há deslocamento, nem escadas para subir, nem reuniões, nem cantina…
Vale a pena garantir que você esteja se movendo regularmente durante o dia. Pessoalmente, eu bebo chá pelo galão, então se levantar pelo menos uma vez por hora para fazer chá.
Faça uma pausa para o almoço longe de sua área de trabalho, também (especialmente se o seu MacBook tem um teclado borboleta).
Pense em se exercitar antes de começar a trabalhar, talvez usando o horário em que você normalmente se desloca, e fique em pé e estique regularmente durante o dia. O lembrete de suporte do Apple Watch pode ser útil aqui.
Mantenha contato com os colegas
Trabalhar em casa pode ser bastante isolado se você não tiver contato regular com colegas, então considere ferramentas como Slack, Zoom, FaceTime e Skype como maneiras de manter contato durante o dia.
Se sua equipe ainda não tem uma sala de bate-papo, é realmente uma ótima ideia criar uma e manter a janela do chat fora para um lado, verificando entre tarefas.
Finalmente, fones de ouvido com cancelamento de ruído podem ser de ouro!
Se sua família estiver em casa durante o dia, ou houver outras distrações barulhedas por aí, fones de ouvido com cancelamento de ruído podem ser uma das peças mais valiosas do equipamento de home-office. Modelos over-ear tendem a ser os mais confortáveis de usar para um dia de trabalho completo. Bowers & Wilkins PX7 e Sony WH-1000XM3 são ótimas opções.
Você trabalha em casa e tem suas próprias dicas? Por favor, compartilhe-os nos comentários abaixo.