O feijão comum é produzido em todas as regiões brasileiras. Entretanto, as condições de clima e solo das regiões produtoras, e as características agronômicas da planta interferem na escolha da melhor época de semeadura. Hoje, a Embrapa conta com ampla variedade de cultivares desenvolvidas para as diferentes condições de clima e solo do País.
Mato Grosso:
- Época de semeadura: janeiro a março (safrinha ou 2ª época) / maio a julho (feijão irrigado ou 3ª. Época)
- Ciclo de cultura: varia de 75 a 95 dias, dependendo da cultivar.
O Brasil é o maior produtor de feijão comum (Phaseolus vulgaris) do mundo. Os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia são os principais produtores, o que corresponde a quase 50% da produção nacional. No último ano agrícola (2012-13), estima-se que a área cultivada apenas com feijoeiro comum no Estado do Mato Grosso chegou a 100.000 ha, representando cerca de 3,1% da área produzida no Brasil e cerca de 3,5% da produção brasileira.
Pelo programa de melhoramento, a Embrapa desenvolveu 20 cultivares de feijão, considerando os grupos comerciais e tipo branco, cujas características se destacam pela qualidade dos grãos, tolerância a doenças, potencial produtivo, focando tanto agricultura familiar quanto empresarial (inclusive para exportação) e qualidade culinária.
Mais informações:
www.embrapa.br/