Começar um novo negócio não é uma tarefa fácil e nem uma decisão que deve ser tomada às pressas. Sua ideia precisa ser validada, ou seja, ter sua viabilidade verificada a partir do potencial de aceitação frente ao público. Para isso, o empreendedor precisa desenvolver uma análise de mercado.
Abrir uma empresa sem ter uma expectativa de como o mercado irá reagir em relação ao seu produto é um risco grande, que pode lhe render grandes prejuízos.
Não é incomum, por exemplo, ver várias lojas que começaram com uma proposta inovadora, um ponto bacana e uma equipe engajada fecharem as portas de uma hora para outra.
Isso não necessariamente significa que a proposta de negócio era ruim, mas que o empreendedor não analisou os riscos e oportunidades corretamente.
A análise de mercado é um dos principais elementos do plano de negócio e, sem ela, será impossível conhecer as necessidades do seu público-alvo, o perfil da concorrência e os melhores fornecedores.
Um empreendedor que deixa a análise de mercado em segundo plano, pode sofrer prejuízos drásticos e passar anos se perguntando “onde foi que errou”!
Pensando em ajudar você a ter um negócio de sucesso, preparamos as melhores dicas para elaborar uma boa análise de mercado. Boa leitura e mãos à obra!
O que é uma análise de mercado?
Antes de colocar a mão na massa, é importante entender qual é a essência de uma análise de mercado.
A análise de mercado é o processo de obtenção de informações sobre o mercado de atuação da sua empresa/ideia, bem como os fatores que podem impactar no sucesso ou fracasso desse empreendimento.
É por meio desse processo que você obtém dados sobre o segmento e o contexto nos quais sua organização vai atuar, o potencial do seu público-alvo, a relação do seu produto com os fornecedores e o posicionamento da concorrência.
Trocando em miúdos, a análise de mercado é uma atividade determinante para o nascimento de um negócio. Só assim é possível entender as atividades que merecem sua atenção e que, de fato, são capazes de tornar o negócio um sucesso.
Um empreendedor precisa ter fé no potencial do seu produto, é claro. Mas, tão importante quanto a confiança, é ter a certeza do valor do seu negócio e se as pessoas, de fato, irão comprar a ideia.
Há dois tipos básicos de análise de mercado: a análise de gabinete e a pesquisa de mercado.
Análise de gabinete
Nessa análise, os dados são levantados sem a necessidade de contato direto com os clientes.
A análise de gabinete é feita de forma abrangente, com informações coletadas em canais como jornal, internet e mídias em geral, permitindo consolidar uma visão genérica acerca do mercado em que se pretende atuar.
Esse modelo é eficiente tanto para o estudo do concorrente, quanto para o estudo do público do seu negócio, mas de maneira mais superficial e geral.
Pesquisa de mercado
Na pesquisa de mercado, o contato é realizado com que mais interessa para a empresa: o cliente.
Esse tipo de pesquisa inclui perguntas diretas sobre o nível de serviço esperado, suas expectativas sobre o negócio, o mercado e mais.
A pesquisa de mercado é a forma mais eficaz de entender as necessidades e desejos dos clientes, mantendo seu negócio atualizado.
O consumidor é quem gera as receitas para o seu negócio. Dessa forma, é essencial que a análise de mercado responda quais são suas aspirações para que, assim sua empresa, o satisfaça diante da concorrência.
A pesquisa de mercado é uma ferramenta extremamente útil para as empresas iniciantes, mas também para aquelas de pretendem lançar um novo produto e precisam validar a ideia de acordo com a adesão do público.
Por que a análise de mercado é importante para o meu negócio?
O auxílio ao desenvolvimento do seu negócio já é um motivo muito grande para elaborar uma análise de mercado antes de começar um novo negócio.
Mas além disso, é esse trabalho que lhe ajudará a conhecer melhor o perfil do seu público-alvo, tanto pela perspectiva quantitativa (tamanho do mercado e quantidade de clientes), quanto qualitativa (perfil de consumo, estilo de vida, renda, faixa etária e etc).
O entendimento da concorrência também fica muito mais claro com a análise de mercado.
Você consegue observar as estratégias dos seus concorrentes, compreendendo as ações utilizadas por eles que são ou não efetivas para, a partir daí, desenvolver o diferencial da sua marca.
A análise de mercado, por fim, oferece uma perspectiva melhor do rol de fornecedores para otimizar o trabalho a ser realizado pela sua empresa.
O passo-a-passo para construir uma boa análise de mercado
Agora que você já entende a relevância de uma análise de mercado, é hora de aprender a elaborar essa documentação tão importante. Entenda o que é essencial neste processo:
Entender o mercado no qual o negócio irá se desenvolver permite o lançamento de produtos mais adequados às exigências dos clientes e, consequentemente, captar mais receitas.
Além disso, o conhecimento do setor de atuação permite potencializar o atendimento e, assim, melhorar seu posicionamento de mercado.
- Estude o seu cliente, a concorrência e os fornecedores
A compreensão das particularidades dos seus stakeholders é muito importante na análise de mercado.
Primeiro, procure entender o público-alvo da empresa tanto no sentido quantitativo quanto qualitativo.
Para isso, podem ser usadas ferramentas como questionários, análise de tráfego e de preferências dos clientes.
Procure saber qual a idade, o gênero a classe social e a ocupação deles, por exemplo.
Na perspectiva qualitativa, as informações devem abordar questões mais comportamentais destas pessoas, como hábitos de consumo e estilo de vida.
Delimitar a área de abrangência do negócio é também um fator importante, assim como possibilitar ao cliente que ele encontre, com facilidade, a empresa.
É fundamental prezar também pela qualidade dos produtos, preços e condições de pagamento favoráveis, boa localização e bom atendimento.
Depois é hora de avaliar dois públicos que têm impacto direto no sucesso do seu negócio: os fornecedores e a concorrência.
Quanto à concorrência, compreenda como eles se posicionam perante o mercado para, assim, identificar potenciais oportunidades e diferenciais para o seu negócio.
No caso dos fornecedores a análise deve levar em consideração tudo aquilo que pode impactar na produção do seu negócio: preço, prazo e negociação.
- Avalie as projeções de mercado
A avaliação econômica do mercado em que você pretende atuar permite que a empresa tenha perspectiva de estabilidade financeira.
Uma análise de setor possibilita compreender qual será o provável crescimento em determinadas condições financeiras.
A análise de projeções favorece a realização do planejamento de investimentos, além de demonstrar uma necessidade de capital para determinados períodos.
Especialmente em um momento de crise, o estudo das projeções de mercado se torna um grande aliado para fortalecer a empresa e permitir que ela consiga superar qualquer problema de ordem financeira.
Analise o produto dos seus concorrentes, buscando pontos fracos e fortes. Diante dos pontos fracos, busque criar oportunidades de diferenciação para chamar a atenção do público-alvo.
Nos pontos fortes, pense em como “reduzir a distância” entre a qualidade do seu produto e do deles, a fim de ser forte o suficiente para conquistar clientes.
Quanto ao estudo do preço, essa é uma definição mais complexa do que parece. Não basta definir um valor baseado apenas no custo, mas sim levar em conta localização, preço do concorrente, trabalho realizado, custos, objetivos, remuneração e a remuneração do cliente.
Quais as ferramentas necessárias?
Para colocar facilitar os estudos envolvidos na análise de mercado, existem ferramentas muito úteis. Conheça!
Coletores de dados
Existe hoje muitos softwares e aplicativos que possibilitam uma análise dinâmica de dados sobre diferentes mercados e setores.
Muitos apresentam informações sobre empresas que receberam investimentos recentemente, além de relatório de desempenho de vários tipos de negócio.
Analisadores sociais
No mundo digital, os analisadores sociais são indispensáveis para qualquer negócio.
Pela análise de dados estatísticos do site e das redes sociais da sua é possível identificar qual é o comportamento do público-alvo e o tipo de conteúdo que mais gera interesse e visitas.
Plataformas de pesquisas
As plataformas de pesquisa facilitam a realização de pesquisas de campo, que são fundamentais para conhecer as diferentes esferas do cliente.
Nesse tipo de plataforma dá para definir um orçamento, o tamanho do público-alvo de interesse e suas características.
Mediante os dados coletados, é possível realizar uma análise mais aprofundada do que os clientes desejam.
Ferramentas financeiras
Usar ferramentas financeiras permite realizar e conhecer projeções de mercado e até mesmo entender mais sobre os fornecedores.
Ao mesmo tempo, ter essas ferramentas que acompanhem indicadores de mercado, ações na Bolsa de Valores e resultados da economia permitem que a sua empresa entenda como anda o mercado no qual ela está inserido e quais são as possibilidades para o futuro.
O maior benefício de uma análise de mercado assertiva é a inteligência corporativa gerada às empresas. Uma organização torna-se mais competitiva e preparada para encarar os desafios do nicho que está inserido!
Agora que você já entende como fazer uma análise de mercado, aprenda a fazer um organograma de empresa para facilitar ainda mais seus processos internos!