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Neste vídeo, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, fala sobre marketing digital no Brasil e nos Estados Unidos com base em uma recente vivência que teve.
O Bruno esteve nos Estados Unidos durante a Cyber Monday este ano e percebeu que existem diferenças gritantes entre a forma de se fazer marketing digital por lá e o modo como ele está acostumado a ver no Brasil.
Em primeiro lugar, o panorama brasileiro: quando alguém abre um pequeno negócio digital, foca os esforços 100% na internet. O pensamento, inclusive, de acordo com a nossa experiência, é de “fazer uns anúncios” no Facebook e Google, no máximo.
Nos Estados Unidos, não funciona assim. O marketing digital é apenas uma das pernas nas quais os Ecommerces investem…
Lá, as pessoas que estão iniciando o negócio têm uma mentalidade diferente a respeito de como vão fazer marketing. Não existe mais marketing digital ou físico.
Os comerciais televisivos, por exemplo, são de startups e empresas que estão começando e querem agarrar o grande mercado. Os outdoors – uma forma de anúncio física – têm diversos anúncios de produtos vendidos apenas online. E muitos dos anunciantes são lojas de um produto só, com landing pages específicas para o produto.
A grande sacada que chamou a atenção do Bruno, no entanto, foi a que viu dentro dos metrôs…
Uma das grandes discussões a respeito do marketing tradicional é a falta de métricas reais, o que dificulta o entendimento do que funciona e do que não funciona. Mas, aparentemente, os anunciantes dos Estados Unidos deram um jeito nisso: passaram a divulgar links traqueados.
Funciona assim: o anúncio dentro do metrô traz uma URL específica que o possível cliente deve acessar para adquirir o produto. Esse link, em vez de simplesmente ser o link do site, tem um código para o metrô, assim a marca consegue saber da onde vem a compra.
É interessante observar esses movimentos para entender que já não existe a diferença entre marketing digital e marketing tradicional. É uma coisa só e, para alcançar resultados gigantescos, é necessário pensar se faz sentido para a sua marca ficar só fazendo anúncios no Facebook.
Qual foi o seu principal insight sobre isso? Eu quero saber sua opinião! Deixe aqui embaixo o seu comentário sobre isso e vamos trocar essa ideia.
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