Economia por Tiago Reis 10/11/2018 23:30 Atualizado em: 23/06/2021 15:29
Você sabe o que um país deve fazer para alcançar o desenvolvimento econômico?
A teoria do desenvolvimento econômico é uma das mais estudas pelos economistas. A sua base é discutida no campo da macroeconomia.
O que é desenvolvimento econômico?
Desenvolvimento econômico é definido como a melhora do bem-estar geral da população, indicado pela elevação dos indicadores quantitativos da economia, tais como o PIB, é também esperado um avanço de indicadores qualitativos a respeito da qualidade de vida da população.
Diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico
Existe uma diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico.
O primeiro deles é mais fácil de ser atingido. Ele pode ser definido como a melhora dos indicadores quantitativos da economia.
O crescimento econômico ocorre em momentos de aumento do consumo e produção de bens e serviços. Tal aumento pode ser mensurado através de indicadores financeiros, como o Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB).
Como, por exemplo, o aumento da renda, a redução do desemprego ou o aumento do consumo.
Por outro lado, o desenvolvimento econômico se trata de um conceito mais abrangente. Pode-se dizer, portanto, que o desenvolvimento abrange o crescimento econômico. Ou seja, não há desenvolvimento sem o crescimento. Porém, nem sempre que há crescimento pode ser considerado que existiu o desenvolvimento.
Como visto anteriormente, o desenvolvimento deve ser acompanhado também de melhorias nos indicadores de bem-estar geral da população. Alguns desses indicadores são:
- Distribuição de renda;
- Expectativa de vida;
- Segurança e grau de liberdade econômica.
Teorias a respeito do desenvolvimento econômico
Não existe, até hoje, um consenso sobre como atingir o desenvolvimento da economia. No entanto, existem teorias que são mais aceitas.
É importante ressaltar, no entanto, que essas teorias representam correntes de pensamento. E, ainda, que muitas dessas teorias variam de acordo com a época que foram produzidas.
Dito isto, existem duas principais correntes atuais na teoria do desenvolvimento da economia. A primeira deriva da teoria clássica, e as suas variações tais como a teoria neoclássica e o neoliberalismo.
Em suma esta corrente crê no avanço do comércio e da liberdade econômica como a chave para o desenvolvimento. Os defensores desta corrente acreditam no poder da iniciativa privada em gerar desenvolvimento e pregam que o estado deve interferir o mínimo possível na economia.
O desenvolvimento se daria, principalmente, através do aumento da produtividade dos fatores de produção. Isto é, através do avanço da tecnologia, que permitiria uma maior produção com menor uso do tempo e do trabalho.
Os principais expoentes desta teoria são os Estados Unidos da América e a Inglaterra. Além disso, outros países adotaram, em maior ou menor medida, as teorias neoliberais para se desenvolver – tais como os tigres asiáticos e o Chile.
A outra corrente do desenvolvimento econômico deriva das ideias do Keynesianismo. As pessoas que suportam esta corrente acreditam que o estado deve ter um maior papel como indutor do crescimento econômico.
Principalmente de acordo com Keynes, o estado deveria atuar com políticas anticíclicas em momentos de crise. Como por exemplo, elevando a demanda agregada para frear o desemprego.
Um exemplo de país que cresceu com a intervenção do estado na economia é a China. Discute-se, porém, se a China teria atingido o crescimento ou o desenvolvimento econômico.
Qual a importância do conceito de desenvolvimento?
Como você pode ver, existem diferentes ideias a respeito do desenvolvimento econômico. Em suma, no entanto, todas convergem para o fato de que o país deve atingir o crescimento da renda (PIB) e do consumo, bem como o avanço de aspectos qualitativos do bem-estar da população.