Marketing Digital Imagem Destacada scaled
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Se você deseja ter sucesso com seus esforços de marketing digital, é essencial estudar e entender todos os canais e táticas disponíveis para você.

O que é marketing digital?


O marketing digital inclui todos os esforços de marketing que usam a internet e dispositivos eletrônicos, conectando públicos e clientes onde quer que estejam online.

Os profissionais podem ganhar experiência em marketing digital e melhorar seus esforços de marketing digital por meio de cursos e conteúdo.

marketing digital planejamento

Algumas das partes críticas do marketing digital são as seguintes.

  • Otimização para mecanismos de busca (SEO). Os canais que se beneficiam do SEO incluem: sites, blogs, infográficos
  • Marketing de conteúdo. Os canais que se beneficiam do marketing de conteúdo incluem: postagens em blogs, e-books e whitepapers, infográficos, folhetos online
  • Marketing de email. Incluindo e-mails que contêm acompanhamento, boas-vindas ao cliente, promoções, dicas para nutrir o cliente, boletins de assinatura de blog, etc.
  • Marketing de mídia social. Incluindo marketing no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest
  • Pagamento por clique (PPC). Por exemplo, anúncios pagos no Facebook, Tweets promovidos, mensagens patrocinadas no LinkedIn etc.
  • Marketing afiliado. Por exemplo, links afiliados em contas de mídia social e anúncios em vídeo no Programa de Parcerias do YouTube
  • Publicidade nativa, como publicidade no Instagram e publicidade no Facebook
  • Automação de mercado. Por exemplo, a automação de fluxos de trabalho de nutrição de leads, boletins informativos por e-mail, atualização de lista de contatos, agendamento de postagens de mídia social, rastreamento de campanhas e relatórios
  • RP online. Os canais que se beneficiam dos esforços de relações públicas incluem: divulgação de repórteres por meio de mídia social, engajamento por meio de blogs ou sites e engajamento por meio de avaliações on-line
  • Marketing de entrada. Inclui uma abordagem de funil completo para atrair, engajar e encantar clientes usando conteúdo online por meio de qualquer um ou todos os métodos mencionados acima

Por que as empresas adotam o marketing digital?

O marketing digital beneficia o profissional de marketing e o cliente de várias maneiras. Nesse sentido algumas empresas adotam estratégias e táticas de marketing digital principalmente porque é quantificável, orientado a resultados, adaptável e mais rápido do que qualquer outra forma de marketing disponível para qualquer empresa, independentemente do tamanho.

Dito isso, existem várias razões específicas pelas quais as empresas adotam o marketing digital. Esses motivos incluem:

  • Oferece oportunidades iguais (competitividade) para todos os negócios, independentemente do tamanho e dos recursos disponíveis
  • É mais rentável do que o marketing tradicional
  • Ele permite a conversão direcionada de públicos e prospects em leads, assinantes, apoiadores e clientes
  • Aumenta o crescimento da receita alcançando mercados maiores e de nicho (global e local) de maneira mais eficiente
  • Facilita a interação com públicos-alvo, onde quer que estejam online, inclusive em dispositivos móveis
  • Ajuda a construir a reputação da marca
  • Ele permite que as empresas ganhem a confiança de seu público
  • Influencia os clientes em potencial a tomar medidas favoráveis por meio do CTA
  • Ele fornece rapidamente análises que permitem que as empresas cresçam

Tendências recentes em marketing digital

tendencias marketing digital
As 10 principais maneiras de tornar seus esforços de marketing digital bem-sucedidos 6

As tendências de marketing digital estão em constante evolução à medida que os profissionais de marketing encontram melhores maneiras de alcançar seus públicos e os públicos exigem melhores maneiras de interagir com as empresas.

Todavia, várias tendências transitaram dos anos anteriores, mas os conjuntos de habilidades que os profissionais de marketing precisam estão em constante evolução. Basta olhar para esta pesquisa da McKinsey:

Como você pode ver nesta pesquisa, o marketing digital é importante e está crescendo em escopo. Porém, isso significa que você não deve apenas desenvolver suas próprias habilidades, mas também contratar funcionários com um grupo diversificado de habilidades.

Mais recursos a serem considerados para os esforços de marketing digital.


As habilidades são importantes, mas o marketing digital vai além do conhecimento: os recursos também são vitais para seus esforços de marketing digital.

Continue lendo para saber mais sobre os aspectos que você pode adicionar às suas campanhas futuras.

  1. Inteligência artificial. A IA pode ser usada em um número ilimitado de maneiras para impulsionar a segmentação de clientes, notificações push, redirecionamento, rastreamento de cliques etc., dependendo dos objetivos e canais escolhidos.
  1. Chatbots. As empresas podem ter conversas básicas com os clientes por meio de chatbots a qualquer momento e serem encaminhadas a um representante de atendimento ao cliente quando necessário.
  2. O conteúdo gerado pelo usuário, bem como as avaliações dos clientes, não são apenas convincentes para outros usuários, mas também custam quase nada à empresa.
  3. Os gastos com o AdWords têm aumentado desde 2016 e continuam a crescer até hoje. Com a estratégia certa, as empresas conseguiram otimizar e aumentar seu ROI em publicidade paga.
  4. Marketing omnicanal. Ele fornece um processo de comunicação consistente e contínuo para os clientes em todos os canais. É uma atualização do marketing multicanal.
  5. Páginas móveis aceleradas (AMP) e aplicativos da web progressivos (PWA). Essas tecnologias fornecem tempo de carregamento mais rápido, melhores experiências na Web e custos de desenvolvimento de aplicativos mais baixos.
  6. A automação de e-mail e marketing elimina o desperdício de tempo, minimiza erros, é econômica e aumenta a colaboração entre vendas e marketing.
  7. A pesquisa por voz está sendo cada vez mais usada à medida que a tecnologia melhora e se torna mais disponível para os consumidores por meio de vários gadgets, incluindo dispositivos móveis.
  8. Vídeo. O público está gastando mais tempo assistindo a vídeos. Anunciantes e profissionais de marketing perceberam isso e estão criando campanhas de marketing para alcançar esses públicos.
poder do video marketing digital
  1. A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são usadas pelos profissionais de marketing de maneiras diferentes para oferecer ao público experiências imersivas que os ajudarão a se conectar e se envolver com produtos e serviços.

10 maneiras pelas quais as empresas podem alcançar o sucesso em seus esforços de marketing digital

Ao combinar os canais e táticas mencionados acima, mantendo em mente as tendências e tecnologias recentes que facilitam a conexão, as empresas podem obter sucesso em seu marketing digital das seguintes maneiras.

  1. Seja flexível e aberto a mudanças.
    Abraçar as mudanças em ritmo acelerado no mundo do marketing digital e ajustar as novas ferramentas, estratégias e táticas de acordo é uma obrigação para as empresas terem sucesso e prosperar no mundo de hoje.
  2. Defina objetivos SMART.
    Definir objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo que sejam consistentes com seu plano de marketing digital é extremamente importante. Igualmente, um objetivo de conversão pode ser aumentar o valor médio dos pedidos em vendas on-line de US$ 30 para US$ 40.
  3. Execute perfeitamente.
    Depois de criar um plano objetivo para atingir seus objetivos SMART, você precisa executar o plano no prazo. A execução perfeita permitirá que você colete dados e faça alterações em seu plano para se adequar ao feedback do cliente. Essas mudanças também precisam ser executadas rapidamente.
  4. Exercite a criatividade ao longo do processo.
    Desde a fase de planejamento, seja inovador e criativo na utilização do conteúdo, bem como de diferentes canais integrados (marketing omnichannel) para atingir seu público e clientes-alvo.
exercicio criatividade marketing ditial

O conteúdo pode incluir imagens, infográficos, vídeos, sites modernizados, designs elegantes, etc. Os canais integrados podem consistir em dispositivos móveis, redes sociais, web, telefone e lojas físicas.

  1. Público-alvo com segmentação de mercado.
    Entender seu público-alvo e alcançá-lo onde quer que esteja é crucial para o sucesso do marketing digital. A segmentação de marketing é útil para ajudar os profissionais de marketing a fazer isso estudando o comportamento/características do público e agrupando traços semelhantes, para que as necessidades do público possam ser priorizadas de acordo. O uso de IA e automação pode ajudar os profissionais de marketing a alcançar níveis ainda mais altos de granularidade e precisão de maneira eficiente.
  2. Diversifique seus canais, táticas e estratégias.
    Ao entender que nenhuma estratégia de marketing digital é perfeita, você fica aberto à ideia de que experimentar diferentes canais, táticas e estratégias é uma parte crítica para alcançar o sucesso.

Um benefício dessa mentalidade é que você encontrará diferentes públicos e clientes que você não sabia que existiam. Esses novos públicos e clientes podem ajudar você a encontrar novos fluxos de receita.

  1. Integre suas vendas e marketing.
    A integração de vendas e marketing permite que as empresas maximizem todos os aspectos do marketing digital, porque essas equipes trabalharão com um objetivo focado, em vez de trabalhar umas contra as outras (consciente ou inconscientemente).

As áreas de maximização incluem o uso de dados, ferramentas, transferência contínua de clientes para diferentes equipes, etc.

  1. Colete, meça, rastreie e analise dados.
    Hoje, os dados são cruciais não apenas para fornecer a seus clientes o nível de serviço que eles esperam, mas também para acompanhar a concorrência. Como tal, coletar, medir, rastrear e analisar dados em tempo real para obter insights é simplesmente uma obrigação para as empresas terem sucesso em seus esforços de marketing digital.
  2. Fique sempre conectado ao seu público.
    Os clientes de hoje querem se comunicar e saber o que está acontecendo com seus fornecedores escolhidos o tempo todo. As empresas devem, portanto, criar um ambiente sempre conectado para nutrir esse desejo, não apenas fornecendo conteúdo atualizado, mas também utilizando ferramentas (por exemplo, chatbots) que facilitem o recebimento e envio do conteúdo.
  3. Colete feedback e responda de acordo.
    Use pesquisas, enquetes e formulários de comentários para coletar feedback do público e dos clientes. Você pode usar um dos nossos modelos de e-mail de feedback gratuitos.

Depois de obter a opinião do cliente, use-a para informar quais estratégias estão funcionando e quais não estão e, em seguida, ajuste de acordo. A melhoria constante levará você ao sucesso do marketing digital.

Não existe uma solução única para o sucesso no marketing digital. No entanto, ao incorporar diferentes facetas do marketing digital, conforme mencionado acima, você pode obter sucesso no marketing digital.

Faça um ou dois cursos de marketing digital, leia todo o conteúdo que puder e, o mais importante, comece a testar campanhas.

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